MÁQUINA DE ENSINAR (NÃO É “ENSINAR MÁQUINAS”)

(Este texto foi republicado aqui.)

Como grande parte da obra de Skinner, a ideia da máquina de ensinar foi, e ainda é, alvo de falsas objeções. A começar pelo nome, “máquina”, muita gente já faz cara feia. Mas não é isso que usamos o tempo todo? Computador, TV, geladeira, micro-ondas, carro, ar-condicionado, celular, máquina de lavar etc. Aliás, máquina de jogar – videogame – pode! Por que não uma máquina de ensinar? (Não confunda com “ensinar máquinas”). Uma máquina de ensinar é só uma máquina usada pra ajudar na educação. Só isso, não complique. Claro, na verdade não é tão simples assim. A máquina de ensinar proposta por Skinner é cuidadosamente planejada, com base no conhecimento científico sobre o comportamento, para ser mais eficiente possível em seu propósito: ensinar. Ensinar pode ser definido como o dispor de contingências de reforçamento sob as quais o comportamento muda.

máquina de ensinar

Alunos com máquinas de ensinar.

Em seu livro, Tecnologia do Ensino, publicado na década de 60, Skinner reuniu suas principais considerações sobre o assunto, e é de onde evoco citações destacadas no texto abaixo.

Uma das críticas que mais se ouve, é que a ideia de usar uma máquina para auxiliar o ensino é baseada na visão do aluno como sujeito passivo. Quem fala isso, não entende de…

Continuar lendo…

2 pensamentos sobre “MÁQUINA DE ENSINAR (NÃO É “ENSINAR MÁQUINAS”)

  1. Gostei do exemplo do foguete. Eu pensei em uma fusão do Behaviorismo Radical com Psicanálise, para o mesmo propósito, onde cada resposta certa uma mulher tira uma parte da roupa…kkk (Segundo a psicanálise as curiosidades intelectuais são originárias da curiosidade sexual).

    • Hehe. Mas não precisa fazer fusão com outra abordagem. Estímulos sexuais são reforçadores incondicionados do comportamento humano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s